Os trabalhos de fim de curso

Tcc

Tudo máster oficial deve terminar com o correspondente trabalho de fim de mestrado, uma prática cada vez mais comum também nos títulos próprios. O trabalho servirá para demonstrar, de uma forma mais teórica ou prática, dependendo de sua orientação, os conhecimentos adquiridos durante a pós-graduação.

Os trabalhos de fim de cursos são comuns em boa parte das graduações, desde há mais de duas décadas, mas é, desde 2007, quando o seu papel tem aumentado. O RD 193/2007, de 29 de outubro, que regula os ensinamentos universitárias oficiais estabelece a obrigatoriedade de concluir este procedimento para obter o título de máster oficial. 

Enquanto isso, o RD 1027/2011 concentra as competências que deve alcançar todo o titulado em um mestrado. Entre elas se incluem diversas que apontam directamente para o trabalho de fim de mestrado como saber aplicar e integrar os conhecimentos em ambientes novos, avaliar e selecionar a teoria científica adequada e metodologia precisas para a formulação de juízos ou saber transmitir claramente os resultados provenientes da investigação científica. O trabalho de fim de mestrado permite avaliar estas e outras habilidades, pois não deixa de ser um reflexo de tudo o que foi aprendido e, acima de tudo, uma forma de integrar estes novos conhecimentos em um determinado documento.

Cada centro, departamento e até mesmo pós-graduação tem em mente uma série de requisitos e abordagens para o seu trabalho de fim de mestrado e é importante conhecê-los. Estes podem ir desde a verificação de uma hipótese ao elaborar uma proposta prática sobre um número concreto tratado durante o curso ou relacionado com o mesmo. A reunião deverá servir para informar a todos os alunos sobre as diferentes finalidades do trabalho e o processo para atribuição do tutor ou diretor do trabalho, a elaboração da proposta e o calendário.

 

Em termos gerais, todo o trabalho de tcc sem drama baseia-se em três fases: a escolha do diretor e do tema, elaboração do trabalho, com sua posterior depósito e, por último, a defesa do trabalho e publicação do mesmo. Navegamos por estas etapas através de doze chaves que podem levá-lo a terminar com sucesso o seu trabalho de fim de curso.